História de famílias.

Considero de grande importância registrarmos tudo da nossa história famíliar.Cada família deveria organizar suas histórias e dados , guardá-los e sempre atualizá-los , e passar para futuras gerações.Quem não gostaria de receber uma caixa de relíquias?Há anos estamos pesquisando a história da nossa família , perguntando aos parentes as histórias , os costumes , guardando objetos pessoais de parentes e coletando os dados nescessários para juntar tudo num livro.Agora com a internet fica mais fácil fazer pesquisas , com isso criei esse blog para ver se acrescentamos mais a nossa história.Se você sabe alguma história de algum membro desta família , entre em contato , poderemos adicioná-lo em nosso projeto de livro.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Alexandrina (Alexia) Poss Klimek


Casamento de Alexandrina Poss e João Klimek

Ela nasceu na Sibéria (Rússia) e morreu no Brasil.

Ela contou para minha mãe, que ela se lembrava que lá na Sibéria havia o celeiro e que no inverno os animais ficavam fechados cerca de 6 meses la dentro, e a casa ficava embaixo (para aquecer a casa), depois do inverno os animais eram soltos e eles recolhiam todo esterco para usar como adubo na plantação.

Ela veio da Sibéria com 7 anos (+ ou -), de navio, e muitas crianças morreram na viagem, por uma epidemia no navio de sarampo; ela veio, por estar saudável, separada das outras crianças. Era a única criança que ficava no convés por estar sã, ficava junto com os marinheiros e outras pessoas sãs; os marinheiros deram maçãs para ela, e ela ficou impressionada com aquela fruta diferente, vermelha e bonita que ela jamais havia visto antes.
Depois do falecimento da sua mãe, foi criada junto com seus irmãos pelo pai, que a mimava muito.
Casou-se com João Klimek. Ele era um encarregado no setor de corte de madeiras na região de Itararé e vinha visitá-los, a engravidava  e ia embora, não teve boa fama com a família, era um homem frio que não falava muito. 

Ela teve 11 filhos em 10 partos,os gêmeos são Waldomiro e Palmírio (que morreu pequeno), Osvaldo morreu pequeno também e Gentil morreu com 6 anos. Ele deu a ela e aos filhos um sítio no Cerrado, bairro de Itararé, para que se virassem sozinhos. Ela administrava e cuidava dos negócios do sítio. Também cuidava de sua sogra Julia Klimek. Ela era costureira, aprendeu a ler sozinha. Quando vinha pra cidade os filhos lhe pediam bala, e ela comprava rapadura, dividia em cubos e embalava um a um em papel no sítio de um vizinho e entregava aos filhos quando chegava.

Depois dos filhos crescerem ele comprou uma casa em Itararé na Vila Sta. Terezinha, e morou com ela e com a última filha solteira (Ilda) e quando Ilda se casou ele foi embora morar com outra mulher.
A vó Ilda contou que na festa do seu casamento faltou bebida, ele foi buscar, mas quem pagou foi a  vózinha (Alexandrina).
Falam que o pai a mimava demais e por isso seu casamento com João Klimek não deu certo por que os dois eram totalmente diferentes.

Eu me lembro ela tinha os cabelos brancos compridos e enroláva-os num coque, 

tinha os olhos azuis lindos, era muito brava, mas muito querida, lembro do quarto dela, das caixas com fotos, da prateleira atrás da porta, a máquina de costura ficava em frente a janela... ela fazia tapetes de crochê com retalhos e sacos plásticos de leite, e também de retalhos costurados. Ela fez uma colcha de crochê amarela pra mim quando eu era pequena. Todos os domingos minha mãe, eu e meus irmãos, e minhas tias e primas iamos almoçar na casa dela e passavamos o dia lá, até hoje ainda fazemos o mesmo, todos os domingos, mas hoje é na casa da vó Ilda.
 Ela faleceu no dia 22 de janeiro de 1998 em Itararé, com cerca de 93 anos, essa idade foi baseada no seu visto de imigração porque ela veio sem certidão de nascimento da Rússia, ou seja, somando 7 anos + 92 anos são 99 anos.

4 comentários:

  1. oooiiii sou o Danilo klimeck bisneto de Alexandrina poss e de joão klimeck , me adc no facebook ... http://www.facebook.com/danilo.klimeck.54

    ResponderExcluir
  2. Valdomiro klimeck filho de Alexandrina ainda esta vivo sim e eu sou neta dele Elizangela klimeck!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!meu nome é Sabrina Michele de Azevedo klimeck estou interessada em saber sobre a família klimeck e seus descendentes,o nome do meu vô era José klimeck se souber de algo favor entrar em contato comigo meu e-mail é sabrinaklimeck@hotmail.com.Bjo e obg!!

    ResponderExcluir

Sobrenomes na Árvore da família.


J

Joly (2)

V

whos.amung.us - visitor maps